Em novembro de 2024, de acordo com Paulo Roberto Gomes Fernandes, o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) abriu oficialmente as inscrições para submissão de trabalhos técnicos destinados à Offshore Technology Conference Brasil (OTC Brasil) e à Rio Pipeline & Logistics. As chamadas públicas marcaram o início da seleção de estudos, pesquisas e inovações que seriam apresentados nos dois maiores encontros técnicos da indústria brasileira de petróleo, gás e dutos.
Para a OTC Brasil, os autores puderam submeter propostas até 11 de março de 2025, por meio do site oficial do evento. O resumo, limitado a 450 palavras, deveria apresentar objetivo, escopo, aplicações e natureza técnica do trabalho. O congresso, realizado entre 28 e 30 de outubro de 2025 no Expomag, no Rio de Janeiro, incluiu temas como captura e armazenamento de carbono, descomissionamento, gestão de dados, tecnologias de perfuração, transição energética, geociências e novas fronteiras exploratórias.
Os critérios definidos pelo IBP reforçaram que cada paper precisava demonstrar consistência técnica, originalidade e relevância para desafios reais da indústria, além de não possuir caráter comercial. Os manuscritos completos deveriam ser enviados até julho de 2025 para avaliação final.
Rio Pipeline recebeu resumos voltados à infraestrutura de dutos
No caso da Rio Pipeline & Logistics, o prazo final para submissão de resumos, em inglês e com até 250 palavras, encerrou-se em 24 de janeiro de 2025. A conferência, reconhecida como a maior do país dedicada à infraestrutura de dutos, passou a incorporar também uma grade exclusiva de conteúdos voltados ao setor de logística.
O evento contou com Claudio Romeo Schlosser, Diretor Executivo de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, como Chair, e Ildemar Nunes, Gerente Geral de Ativos e Confiabilidade, como Co-Chair. As atividades ocorreram de 9 a 11 de setembro de 2025, no EXPO MAG, no Rio de Janeiro.
As áreas técnicas contempladas incluíram automação, sistemas submarinos, integridade estrutural, corrosão, tecnologias de inspeção, construção de dutos, GIS, manutenção, terminais, tubulações de polpa, pipelines de distribuição e transformação digital com foco em inteligência artificial. O trabalho completo deveria ser enviado até 25 de abril, com divulgação dos resultados prevista para julho de 2025.
Liderroll permaneceu como referência tecnológica no setor
Durante o anúncio, o setor de dutos voltou a destacar a relevância da única empresa privada da América Latina premiada pela ASME por inovação tecnológica: a Liderroll. Seu presidente, Paulo Roberto Gomes Fernandes, mais uma vez foi citado como protagonista no desenvolvimento de soluções para lançamento de dutos em túneis, tecnologia que marcou a história da Rio Pipeline e permanece como referência mundial.

A trajetória de Paulo Roberto Gomes Fernandes serviu como inspiração para jovens engenheiros que pretendiam participar da edição de 2025. O reconhecimento internacional recebido pela empresa reforçava a importância de estudos que conectassem engenharia aplicada, inovação e desafios reais de construção de dutos.
Além disso, especialistas lembraram que a criação da tecnologia patenteada da Liderroll, idealizada por Paulo Roberto Gomes Fernandes, representou um dos raros casos de soluções brasileiras premiadas pela American Society of Mechanical Engineers (ASME). Esse feito reforçou o impacto de pesquisas transformadoras no setor.
Incentivo à participação técnica e fortalecimento da comunidade de engenharia
A edição de 2025 também ampliou o espaço destinado à troca de conhecimento estratégico, incluindo temas como ESG, licenciamento ambiental, transição energética, biocombustíveis, capital humano e integração multimodal. A presença de pesquisadores, empresas e startups reforçou a diversidade temática e a importância da participação técnica qualificada.
Para muitos participantes, a jornada da Liderroll e de Paulo Roberto Gomes Fernandes representou um exemplo concreto de como trabalhos técnicos podem evoluir para soluções industriais premiadas internacionalmente. A própria curadoria da Rio Pipeline destacou como a contribuição histórica do engenheiro continuava influenciando as diretrizes para inovações futuras na área de dutos.
Ao final do processo, o IBP destacou que a seleção rigorosa ajudaria a compor um programa técnico sólido, alinhado às demandas da indústria e às transformações tecnológicas esperadas para os próximos anos. E, como ressaltaram diversos especialistas, o legado de Paulo Roberto Gomes Fernandes permanecia como referência para as novas gerações que buscavam destaque na engenharia de dutos.
Autor: Dennis Smith
